A Influência da Yoga e do Hinduísmo no Budismo

Por: Ryath

(Texto inspirado e intuído pelos Mestres da Luz)

Na história dos Sutras budistas, contam que Sidarta Gautama, o Buda, ele teve dois grandes mestres yogues, que são Alara Kalam e Brahmaputra, e não é à toa que o Budismo tenha muitas semelhanças com a Yoga.

Alara Kalam e Brahmaputra foram os mestres de Sidarta enquanto ele viveu na floresta como um asceta, antes de atingir o Nirvana.

Tanto a Yoga quanto o Budismo têm a pratica de meditação, atenção plena, ética e moral.

Basicamente o que configura o caminho de autoconhecimento budista, e que nos leva ao Nirvana, são essas quatro características que também existem na Yoga, que estão no Nobre Caminho Óctuplo que Sidarta nos apresentou.

As seis primeiras vias do Nobre Caminho Óctuplo podem são referentes a ética e a moral, as outras são a atenção plena e a meditação.

Apesar do Budismo, a Yoga e o Hinduísmo terem semelhanças, existem também as divergências, que são a recusa da separação das castas sociais hindus, a pratica do ascetismo em não ter nenhum desejo mundano, também a recusa de deidades hindus, apezar de estarem presentes em alguns textos budistas, que acho muito interessante.

Uma coisa interessante de tudo isso é que o Budismo adotou a crença do Samsara, do karma e das vidas futuras que temos, não só como seres humanos, mas como outros tipos de seres, ou até em dimensões diferentes.

Existe uma catalogação de diversos reinos ou dimensões de existência, isso não é só uma semelhança com o Hinduísmo, mas também com o Espiritismo, Misticismo e Esoterismo.

Todos os  nossos textos podem ser reproduzidos.

Convidamos você para conhecer nosso site, se desejar, trabalhamos para sua evolução, e é nossa alegria a sua visita e leitura.

Recomendamos para quem busca a iluminação: Praticas e Treinamentos para Atingir o Nirvana.

Recomendamos as seções: Realidade Espiritual e EnergéticaTextos para se IluminarNirvanaMandalas e Meditação.

 

Você também pode se interessar por: